top of page
10557706_10206626462313268_3399100280519151809_o.jpg
Screenshot_20241213_210841_Instagram.jpg

mini bio

受学术和当代影响,亚历杭德罗·阿努蒂(Alejandro Arnutti)创作了受高切斯科风格启发的作品,并在其 18 年的职业生涯中已在巴西和国外获奖。

从 4 岁起,亚历杭德罗就开始画动物、高乔人和他长大的乡村的生活,从青春期开始他也开始工作。这个主题从未离开过他,自从他成为一名视觉艺术家以来,它已经形成了艺术家至今为人所知的视觉形象。

Arnutti 已经在阿雷格里港的南里奥格兰德纪念馆和埃斯特角的圣费尔南多博物馆单独展出;除了蒙得维的亚、科洛尼亚德尔萨克拉门托和埃斯特角城外,还在意大利萨勒诺、美国圣达菲举办集体展览。

他是乌拉圭埃斯特角城“Enquentros del Arte Contemporaneo”国际奖项的获得者,以及 Trocando Ideia 研究所“文化轨迹奖”的获得者等奖项。这位艺术家的作品在西班牙、英国、美国、德国、乌拉圭、阿根廷等城市以及巴西 5 个州的城市都有私人收藏。传记中查看更多信息

statement

Nasci, cresci e passei toda a minha vida em cidades de fronteira. Até meus 4 anos vivi no interior de Artigas, cidade uruguaia que faz fronteira com o Brasil. Depois fui viver no interior de Uruguaiana/RS, que faz fronteira com Paso de los Libres/Corrientes/Argentina. Durante minha infância, adolescência e juventude passava os dias de semana do lado uruguaio com meus avós para cursar meus estudos, e os fins de semana no campo do lado brasileiro com meus pais, onde também trabalhava muitas vezes. Nas reuniões de família até hoje o idioma oficial é o portunhol. Esse dialeto também sempre foi muito falado em Artigas, especialmente nas periferias, onde ficava mais abrasileirado, e as palavras do espanhol e português parecem dançar uma vaneira ou tango de tão entrelaçadas. Esse mesmo portunhol também sempre foi muito falado no interior tanto uruguaio quanto brasileiro próximos as fronteiras. Ali sempre observei esse fato dos gaúchos se parecerem mais aos uruguaios, e até mesmo aos gaúchos argentinos do que aos brasileiros da metade norte do RS e dos outros estados brasileiros. Seus valores, costumes, indumentaria e gastronomia são muito semelhantes; a ponto de quando se reunião nos eventos culturais, como as yerras (marcação e castração das manadas de gado regadas a música e churrasco) nas estâncias era difícil saber para quem vinha de fora quem era uruguaio ou brasileiro. O próprio RS já foi parte do território uruguaio em certo momento histórico, e em outro foi o Uruguai que fez parte do Brasil.

Uma coisa que acompanhei de perto durante meus anos no campo foi o avanço das monoculturas, principalmente o cultivo de soja, suplantando as estâncias que criavam o gado preservando a mata nativa do bioma Pampa. Este é o mais esquecido e desmatado bioma brasileiro, tendo perdido mais de 34% nos últimos 37 anos, e estima-se que se o desmatamento continuar nesse ritmo o Pampa desaparecerá completamente em 2043. Ele percorre grande parte do Uruguai, parte da Argentina e a metade sul do RS, e contém a maior biodiversidade do Brasil com 57 espécies de plantas por metro quadrado.

Se o pantanal tem a onça pintada, nosso Pampa tem o “gato palheiro”, felino mais ameaçado de extinção do planeta. Ele vive somente na mata nativa do Pampa e já perdeu mais de 80% do seu território. Por esse motivo a partir de 2022, após estudar fotografia documental, eu decidi começar a visitar essas estâncias localizadas no interior do RS, Uruguai e Argentina, longe das cidades, que trabalham o manejo do gado e da ovelha preservando a mata nativa e assim preservando o gato palheiro. Eu registro não apenas as paisagens e os animais, mas também o rosto desses gaúchos e o seu dia a dia nas lides do campo, e algo que pude notar nessas viagens é que as novas gerações desses gaúchos não pegaram o gosto pela vida solitária e resiliente dos fundões isolados dessas estâncias, e preferem tentar uma vida na cidade para ter acesso a seus confortos e vantagens; e assim sem os filhos por perto esses gaúchos envelhecem de forma cada vez mais solitária, sem encontrar quem de continuação ao seu legado.

Então busco registrar não apenas as belezas que a natureza proporciona, mas essas transformações socioambientais no Pampa cada vez mais esquecido e devastado. E as fotos que registro dessas viagens nesses 3 países, desde 2022, são a minha única fonte de inspiração e ponto de partida para as minhas criações na pintura.

Obras de Alejandro Arnutti leiloadas no leilão "Martelo Solidário" arrecadam R$ 35.500,00 destinadas as famílias vitimizadas pelas enchentes  RS

Obras  by Alejandro Arnutti 在 RBSTV 附属 TV GLOBO 和 GLOBOPLAY 的 ARTE 框架中

Entrevista AO VIVO ao programa Jornal do Almoço da RBS TV, afiliada TV GLOBO

ENTRE EM CONTATO ABAIXO PARA FALAR COM O ARTISTA ALEJANDRO ARNUTTI

Obrigado!

bottom of page